Comitê Gestor da Internet no Brasil
CGI.br Registro CERT.br
 

Gerência de Porta 25

[voltar]
 
 

Dúvidas Mais Frequentes sobre a Adoção de Gerência de Porta 25

Qual problema a gerência de porta 25 vai resolver?
Hoje spammers do mundo todo abusam computadores de usuários de Internet no Brasil para enviar mensagens para outros países de forma anônima e gratuita. A gerência de porta 25 vai impedir que nossas redes sejam abusadas por esses spammers, impedir o desperdício de banda e retirar o Brasil de listas internacionais de países que mais enviam spam.

Mas o que é gerência de porta 25?
É o conjunto de ações, aplicadas em redes residenciais, para separar a submissão de e-mails por um usuário, do transporte de mensagens entre servidores de e-mail. A submissão de e-mails, feita via softwares como Thunderbird e Outlook, passa a ser por uma porta exclusiva para esse fim: a 587/TCP, com autenticação. Já o transporte continua sendo feito via 25/TCP.

Como isso impede o spam?
Quando os usuários adotarem a porta 587/TCP, a operadora (de ADSL, cabo, 3G, etc) poderá filtrar o tráfego com destino à porta 25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos, que usam uma porta diferente, não são afetados. Mas os spams, que são enviados por máquinas infectadas/botnets direto para servidores de e-mail, não saem da rede.

Qual será o impacto para os usuários de e-mail?
Para quem usa programas leitores de e-mail será necessária, apenas, a alteração de sua configuração para mudar a porta de envio (SMTP) para 587.

Isto também afeta quem usa webmail?
Não. Aqueles que utilizam webmail não terão que fazer nenhuma configuração adicional.

Serviços como Gmail, Yahoo! e Hotmail serão afetados?
Haverá mudanças apenas para quem usa programas leitores de e-mail, quem usa esses serviços via webmail não precisa mudar a configuração. Todos estes provedores de e-mail já oferecem o serviço de submissão na porta 587/TCP.

Um spammer não consegue mandar e-mails via porta 587/TCP?
Se ele possuir uma conta e senha em um provedor de e-mail ou furtar conta e senha em um computador infectado, sim. Mas como esse envio tem que ser autenticado e usando um servidor legítimo, os provedores de serviços de e-mail podem aplicar medidas preventivas.

Ilustração de um carteiro com fisionomia cansada, com o carrinho cheio de cartas, entregando algumas em uma caixa de correio.

Mas se existem filtros anti-spam, quais as vantagens dessa ação?
Impedir que o spam saia da rede onde está a máquina infectada. Isso evita o desperdício de banda e que o usuário vítima do spammer pague a conta do envio das mensagens. Os servidores de e-mail também ficam menos carregados, aumentando a qualidade do serviço.

Todos os provedores de e-mail já estão adotando?
A maioria dos provedores já migrou seus usuários para a nova porta.

Ilustração de uma sepultura com a imagem do spam com os dizeres descanse em paz e um urubú pousado sobre a lápide.

Existe um prazo para que todos adotem esta recomendação?
Já foi assinado um Acordo de Cooperação entre as Operadoras de Telecomunicações, os Provedores de Acesso, a Anatel e o CGI.br. A adoção está sendo gradual e ocorrerá até o final de 2012.

O site www.antispam.br possui mais informações.

Faça o download da versão em PDF do folheto sobre a Recomendação para Adoção de Gerência da Porta 25 (1,5 MB)


 
  Creative Commons License
Válido XHTML - CSS