Dúvidas Mais Frequentes sobre a Adoção de Gerência de Porta 25
Qual problema a gerência de porta 25 vai resolver?
Hoje spammers do mundo todo abusam computadores de usuários
de Internet no Brasil para enviar mensagens para outros países de
forma anônima e gratuita. A gerência de porta 25 vai impedir que
nossas redes sejam abusadas por esses spammers, impedir o
desperdício de banda e retirar o Brasil de listas internacionais de
países que mais enviam spam.
Mas o que é gerência de porta 25?
É o conjunto de ações, aplicadas em redes residenciais, para separar a
submissão de e-mails por um usuário, do transporte de
mensagens entre servidores de e-mail.
A submissão de e-mails, feita via softwares como
Thunderbird e Outlook, passa a ser por uma porta exclusiva para esse
fim: a 587/TCP, com autenticação. Já o transporte continua sendo
feito via 25/TCP.
Como isso impede o spam?
Quando os usuários adotarem a porta 587/TCP, a operadora (de ADSL,
cabo, 3G, etc) poderá filtrar o tráfego com destino à porta
25/TCP. Desse modo, os e-mails legítimos, que usam uma porta
diferente, não são afetados. Mas os spams, que são enviados
por máquinas infectadas/botnets direto para servidores de
e-mail, não saem da rede.
Qual será o impacto para os usuários
de e-mail?
Para quem usa programas leitores de e-mail será necessária,
apenas, a alteração de sua configuração para mudar a porta de envio
(SMTP) para 587.
Isto também afeta quem usa webmail?
Não. Aqueles que utilizam webmail não terão que fazer nenhuma
configuração adicional.
Serviços como Gmail, Yahoo! e Hotmail serão afetados?
Haverá mudanças apenas para quem usa programas leitores
de e-mail, quem usa esses serviços via webmail não
precisa mudar a configuração. Todos estes provedores
de e-mail já oferecem o serviço de submissão na porta
587/TCP.
Um spammer não consegue mandar e-mails via porta
587/TCP?
Se ele possuir uma conta e senha em um provedor de e-mail ou
furtar conta e senha em um computador infectado, sim. Mas como esse
envio tem que ser autenticado e usando um servidor legítimo, os
provedores de serviços de e-mail podem aplicar medidas
preventivas.
Mas se existem filtros anti-spam, quais as vantagens
dessa ação?
Impedir que o spam saia da rede onde está a máquina
infectada. Isso evita o desperdício de banda e que o usuário vítima
do spammer pague a conta do envio das mensagens. Os
servidores de e-mail também ficam menos carregados,
aumentando a qualidade do serviço.
Todos os provedores de e-mail já estão adotando?
A maioria dos provedores já migrou seus usuários para a nova porta.
Existe um prazo para que todos adotem esta recomendação?
Já foi assinado um Acordo de Cooperação
entre as Operadoras de Telecomunicações, os Provedores de Acesso, a
Anatel e o CGI.br. A adoção está sendo gradual e ocorrerá até o
final de 2012.
O site www.antispam.br possui mais informações.
Faça o download da versão em PDF do folheto sobre a Recomendação para Adoção de Gerência da Porta 25 (1,5 MB)
|